sexta-feira, 8 de abril de 2011

Crítica aos Direitos Humanos

A liberdade foi a principal conquista do ser humano. Seja liberdade de pensamento, de escolha, de consciência, em fim o direito de ir e vir. Esse direito é citado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”. Até aí tudo bem. Continuando o artigo encontramos a citação de que as pessoas devem agir em relação umas as outras com espírito de fraternidade?

O ser humano só pensa em si mesmo, que subir na vida, competir com os outros. A fraternidade e até mesmo a igualdade estão se tornando cada vez mais raras. Claro, ainda existem pessoas boas, fraternais, que querem o bem da humanidade, mas com certeza o percentual é baixo.

O artigo IV diz o seguinte: “Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas”. Nas Letras da lei, a escravidão está extinta, porém em muitos países há alguns tipos de escravidão, como a captura de mulheres para serem escravas domésticas ou para prostituição forçada. Existe muita coisa por baixo dos panos que a gente nem sonha que existe.

Por exemplo, há imigrantes ilegais aqui no Brasil que trabalham dezenas de horas diárias, sem folga e com baixíssimos salários; estes são contratados geralmente por fazendeiros porque barateia os custos de mão de obra. Quando flagrados, os infratores pagam os direitos trabalhistas que haviam sonegado aos trabalhadores e nada mais acontece.

De modo geral A Declaração dos Direitos Humanos determina que todos tenham direito a vida, liberdade, educação alimentação, saúde, habitação, participação política e lazer. Esses são nossos direitos, mas não é só abrir a boca e esperar que a comida chegue até ela, ou então esperar que as paredes da casa se levantem sozinhas. A pessoa tem que trabalhar e batalhar muito para conseguir o que quer.

Tem que haver um espírito de fraternidade, de igualdade social, o respeito com certeza é muito importante.
No resto, cada um devia cuidar da sua vida. Nós temos o direito de ir e vir, de votar no governo que quer eleger, se relacionar e casar quando e com quem desejar.

O dever do ser humano é cumprir as leis.
Ninguém é obrigado a ajudar os outros, prestar serviço comunitário, o que precisamos é não atrapalhar o próximo. Cada um deve trabalhar para sua sobrevivência.

Essa declaração foi assinada em 1948, isso é ela tem 63 anos. Tudo se atualiza diariamente e nossos direitos não. O maior problema que existe na sociedade é a falta de respeito a Declaração dos Direitos Humanos.

Aline Stolfi. Série: 2º E.M.“B”

Nenhum comentário:

Postar um comentário