terça-feira, 25 de outubro de 2011

REVOLUÇÃO FRANCESA

A Revolução Francesa é um dos grandes acontecimentos históricos que marcaram a superação do Feudalismo pelo Capitalismo. É tradicionalmente utilizada para assinalar o inicio da Idade Contemporânea.
Os revolucionários franceses, sob o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, levaram os ideais iluministas às últimas consequências. Procuraram instituir um estado caracterizado por maior participação política da população e pela diminuição das desigualdades sociais. Inauguraram assim um estado que tinha em sua base o "povo" e o direito da "cidadania".
Com certeza a Revolução Francesa de 1789, modificou a vida dos que souberam e não souberam sobre ela, até hoje.
Deu forma ao mundo ocidental no período a que nos referimos de contemporâneo com instituições e ideais universais.
Nascem daí as idéias dos direitos Humanos e das Igualdades dentro dos ideais modernos.
ATIVIDADE REALIZADA COM O TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: E.E.B. “OSVALDO CRUZ”
PROFESSORA DALILA T. T. CARDOSO.
Para pensar e refletir:
Exercício de ficção histórica: olhando para história por diferentes perspectivas.
  • Imaginem que vocês podem ser transportados para a França, no período da revolução iniciada em 1789 e viver este período com toda a sua intensidade, registrar tudo que viram, ouviram e sentiram e voltar para nosso tempo.
  • Escolham pertencer a qualquer uma entre as facções da revolução. Vocês poderão ser: girondinos, jacobinos moderados, radicais, sans-culottes, camponeses, religiosos do alto clero, membros do baixo clero, nobres realistas, amigos de Dalton, Robespierre, Marat, rei, etc...
  • Cada grupo deverá elaborar um tipo de documento escrito: uma carta, um trecho de um livro ou um jornal, um diário, etc., acrescentando outros documentos para enriquecer os depoimentos: produções de quadros, gravuras, ilustrações, etc.
  • No “documento” que irão produzir o(s) autor (es)   deverão expressar o seu ponto de vista, considerando o lugar social que ocupavam na França revolucionária: deverão comentar os ganhos ou perdas, as alegrias ou decepções com o movimento revolucionário.
  • “Trace o perfil do(s) autor (es) do ‘documento”: onde moravam, como viviam, como participavam, assistiram, ficaram sabendo da Revolução.
  • Após a elaboração deste “documento”, conforme combinado com a professora  irão apresentar para os alunos.  

ABAIXO O RESULTADO DOS TRABALHOS:

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