sexta-feira, 1 de setembro de 2017

REVOLUÇÃO RUSSA




Atividade realizada com o 3º ano do Ensino Médio 

Trazer para os alunos uma reflexão. 

Revolução RussaCom a deflagração da Primeira Guerra Mundial e a crise econômica e social que a Rússia vinha enfrentando há anos, a população “intelectualizada” decide se reunir para fazer uma revolução marxista. Lenin é um dos principais lideres e aquele que se tornará chefe supremo após a abdicação do trono por parte do czar Nicolau II. Este último e toda sua família são fuzilados, para que não acontecesse o que ocorreu na França após o fim da Revolução francesa e da era napoleônica, onde a família do rei deposto Luís XVI reassume o trono. 
A situação da Rússia era péssima, a miséria e a fome predominavam. No início de 1917, a Rússia se encontrava em pleno caos. A população então organiza manifestações e os soldados que foram mandados para reprimir as mesmas acabam aderindo à revolta. 
Eles não mais aceitam a miséria em que se encontram e nem as mortes por causa da guerra em que estão inseridos. 
Sendo assim, Lenin decide sair da guerra pagando uma alta soma aos alemães. Surge então a ditadura do proletariado, onde os inimigos políticos são perseguidos e mortos por suas ideias contra o comunismo ou contra o governo vigente. 
A ditadura deixa de ser do proletariado para ser contra o proletariado. Metodologia: Será explicado aos alunos como a Revolução aconteceu e o “por que” dela ter acontecido. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário