terça-feira, 11 de abril de 2017

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS MUNDIAIS


ATIVIDADE: ESTAÇÃO CIDADANIA


UMA AÇÃO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP)


A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) lançou uma campanha contra todas as formas de violência que afetam as mulheres.
A campanha de sensibilização conjunta sobre a eliminação da violência contra as mulheres em todos os países da CPLP vai ser lançada em simultâneo em todos os Estados-membros, no dia 25 de Novembro de 2013.
«Contra a violência eu dou a cara» é a principal mensagem da nova campanha proposta por Portugal e que este pode ser replicada em todos os Estados membros da CPLP.
Vejo a seguir um trecho dessa declaração, adaptado por essa campanha.



O que é violência contra as mulheres


 “Violência contra as mulheres” significa qualquer ato de violência de gênero do qual resulte, ou possa resultar, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico para as mulheres, incluindo as ameaças de tais atos, a coação ou a privação arbitrária de liberdade, que ocorra, quer na vida pública, quer na vida privada.
Caracteriza-se pelo uso e abuso de poder e controlo nas esferas públicas e privadas e está intrinsecamente ligada com os estereótipos de gênero que estão subjacentes e perpetuam tal violência.
A violência contra as mulheres constitui uma expressão da relação de desigualdade entre homens e mulheres. É uma violência baseada na afirmação da superioridade de um sexo sobre o outro, nomeadamente, dos homens sobre as mulheres. Trata-se de um fenómeno que afeta toda a sociedade, devendo ser considerado o contexto social em que estes atos de violência ocorrem.
A violência contra as mulheres abrange os seguintes atos, embora não se limite aos mesmos:
a) violência física, sexual e psicológica ocorrida no seio da família, incluindo os maus tratos, o abuso sexual das crianças do sexo feminino no lar, a violência relacionada com o dote, a violação conjugal, a mutilação genital feminina e outras práticas tradicionais nocivas para as mulheres, os atos de violência praticados por outros membros da família e a violência relacionada com a exploração;
b) violência física, sexual e psicológica praticada na comunidade em geral, incluindo a violação, o abuso sexual, o assédio e a intimidação sexuais no local de trabalho, nas instituições educativas e em outros locais, o tráfico de mulheres e a prostituição forçada;
c) violência física, sexual e psicológica praticada ou tolerada pelo Estado, onde quer que ocorra.




Partindo do conteúdo estudado em sala de aula os alunos realizaram pesquisas Sobre a violência cometida contra as mulheres, foram convidadas a criassem uma campanha em prol da não violência contra s mulheres.















Nenhum comentário:

Postar um comentário