quarta-feira, 12 de abril de 2017

A IMPORTÂNCIA DO TURISMO PARA O MUNICÍPIO DE RODEIO.



Turismo em Rodeio

Hoje o Turismo Cultural é uma realidade para muitos municípios que buscam desenvolver-se de forma sustentável e agregar mais valor a sua cidade. Ao valorizar as manifestações culturais, folclóricas, artesanais e a arquitetura da cidade o Turismo Cultural melhora a autoestima da população local. Mas, para tornar-se realmente atrativo aos visitantes o Turismo deve envolver a comunidade em torno deste objetivo, não só pela possibilidade do desenvolvimento da economia local com a entrada de divisas, mas principalmente visando o aproveitamento do Turismo como propulsor do espírito comunitário e da melhoria na qualidade de vida da população. A chave para esta premissa está em estabelecer um planejamento com definição de objetivos, conteúdos, gestão e formas de promoção, buscando-se integrar a comunidade aos circuitos do Turismo Cultural aproveitando a História local que em outras palavras é o resultado da ação do homem em seu meio, gerando o que denominamos de patrimônio.

O turismo é uma das formas das quais dispomos para revitalizar economicamente o patrimônio histórico, uma vez que, constitui-se um produto autêntico da cultura local. Segundo Margarita Barreto, o turismo é o “motor fundamental para desenvolver o processo de identificação do cidadão com a sua história e sua cultura”.  O resultado é um Turismo Cultural sólido, onde toda a população é coadjutora e conhecedora da bagagem cultural característica da localidade. Assim, tornam-se membros e responsáveis diretos pela infraestrutura, pelo acolhimento dado aos turistas e se beneficiam também, junto com a administração pública, do sucesso do empreendimento que se apresenta aos turistas com um diferencial entre produtos turísticos similares.  O projeto Turismo na cidade de Rodeio desenvolvido junto aos alunos da Escola de Educação Básica “Osvaldo Cruz”, cidade de Rodeio SC, tem como vital importância à proximidade dos alunos com a sua identidade através do resgate da história do município, forte influência dos imigrantes na formação dos costumes como folclore, arquitetura e gastronomia; vocação para o turismo rural e cultural e por possuir um potencial turístico principalmente no setor religioso e na cultura italiana. Aspectos esses que contribuem para o desenvolvimento do turismo nesse município. Todavia, nossos alunos partem do princípio da contextualização da história sobre o município. 

Construções Históricas Italianas




Igreja Matriz

Eremitério

Monumento do Cristo

Museu dos Trentinos de Rodeio



O município de Rodeio, com 135 km2 de superfície, situa-se nas terras da Serra do Mar, a 88m acima do nível do mar, à margem esquerda do Médio-Vale do rio ltajaí. Possui hoje a população de 7.900 habitantes. Integra as regiões catarinenses colonizadas por imigrantes europeus advindos em meados do século XIX.
As famílias eram provenientes de Trento, no Tirol austríaco, região do Norte da Península Itálica, mas que só lhe passou a pertencer após a Primeira Guerra Mundial (1914-18). Causas econômicas e políticas tornaram difícil a vida desses pequenos proprietários em sua terra natal, artesãos, operários e trabalhadores deserdados, vendo-se, por isso, obrigados a emigrar.
No contexto de busca de sobrevivência, surge na Europa a política de exportação de mão de obra. Grandes companhias de navegação negociam o excedente humano com os governos interessados em importar imigrantes. O comércio de mão de obra tornou-se lucrativo. Ao aceno com uma viagem gratuita, bem como com outras promessas de fartura de trabalho e de dinheiro nas terras além dos Alpes, os austríacos decidiram-se a partir. As companhias tratavam com os governos estrangeiros da partida de determinado contingente de emigrantes contra o pagamento da importância da viagem. Daí a caça desenfreada e as ofertas mirabolantes feitas a quem se dispusesse a partir.
Os italianos que aqui chegaram vieram através do Contrato Caetano Pinto, feito com o governo brasileiro. Por esse contrato havia o compromisso de um praza de 10 anos, trazer ao Brasil, 100.000 imigrantes. As famílias dos primeiros colonos pertenciam a um grupo social compacto, muitos dos quais provinham da mesma região. Não mantinham nenhuma ligação com o governo italiano, pois não pertenciam à Itália. Formaram aqui um grupo sob a jurisdição do Dr. Blumenau. Uma carta que o mesmo envia à Áustria, falando dos colonos austríacos, revela bem o seu grau de repugnância para com esses italianos que estão descontentes com a situação que encontram e exigem providências.
A maior parte começa por colonizar e por pagar as terras que haviam recebido do Governo Imperial. A partir da segunda geração, novas terras vão sendo colonizadas por filhos de imigrantes. Assim nasceram Taió, Bom Sucesso, Dr. Pedrinho, Laurentino, Pouso Redondo, Rio do Oeste, Agronômica e outras cidades de Santa Catarina.





5- Religião e Escola

Rodeio não pode ser pensado sem referência à religião católica, assim como as populações dos municípios catarinenses, formada pela imigração europeia, tem nas suas tradições forte vínculo com as Igrejas. As tradições foram sempre firmemente mantidas no município onde e população é l00% católica. A religião constitui-se num elemento integrador da vida comunitária, envolvendo a vida cotidiana da população. O mundo religioso era o horizonte cultural de vida do camponês e de toda a família. Nas lembranças da população de Rodeio a submissão e a obediência ás orientações do padre no âmbito geral de família, da consciência e da moral foi ponto decisivo e fundamental. Os italianos que chegaram a Rodeio traziam consigo tradição de 700 anos de submissão a uma autoridade religiosa e civil.
Ao lado da Igreja esteve sempre a Escola, que se confundia com a própria organização religiosa. Em todas as diferentes comunidades, onde os imigrantes se instalavam, ergueu-se imediatamente a escola. Na lembrança dos colonos há uma identidade entre os préstimos religiosos e a instrução nas escolas. O binômio Igreja e Escola transplantam-se e revive aqui, com tradição cheia de rigorismo, que reforça a estrutura familiar tradicional, dando ênfase à família numerosa e à subordinação à autoridade e ao poder paterno ou marital nas decisões sobre a propriedade e a vida em família. A apologia do trabalho pertence também a este universo cultural. A escola permanece até 1942 sob a orientação da Igreja, quando se cria, nesse ano, o Grupo Escolar Osvaldo Cruz, na sede do município, pelo Governo Estadual. Em 1962 cria-se o Curso Normal Madre Avosani e, em 1967, por iniciativa de uma equipe do próprio município, funda-se o Colégio Comercial Aldo Locatelli. Em 1975, este colégio conta 225 alunos no curso de Contabilidade e representa uma abertura em termos de preparação de pessoal para o mercado de trabalho em escritórios e, mesmo, para a continuação de estudos em Universidades.

  O projeto visa colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, que além de complementar a bagagem teórica dos alunos proporciona uma grande experiência prática no desenvolvimento da atividade turística através do contato dos mesmos com a comunidade. Percepção das necessidades e anseios dessa comunidade em relação ao turismo, não só como importante fator de crescimento econômico, como também de resgate social e fortalecimento cultural do patrimônio e identidade de uma região e sua população. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário