quarta-feira, 12 de abril de 2017



PROJETO: VOTO E CIDADANIA

Este projeto visa ampliar e conscientizar os nossos alunos da importância de se tornarem cidadãos críticos, mas principalmente atuantes na sociedade em que vivem. Para que os jovens possam exercer de forma consciente o seu papel de cidadão através do voto os mesmos devem estar cientes dos acontecimentos políticos nas localidades em que vivem e compreender, principalmente, que a construção de uma sociedade mais justa e democrática não é dever apenas do poder público, mas deve ser uma construção de todos, em conjunto.
Nesta perspectiva, a interação dos alunos com a sociedade só poderá ajudá-lo na sua formação ética, enquanto pessoa, e fazê-lo perceber a sua importância na vida do outro, a sua responsabilidade diante do mundo e seus direitos e deveres enquanto cidadão. A educação cidadão só tem sentido como comprovação e prática de conhecimentos que levam à ação. É imprescindível, formarmos cidadãos conscientes do seu papel na sociedade e comprometidos com a transformação de nosso país em um lugar em que possamos viver. Aprender a provocar conhecimentos para fazer intervenções solidárias na realidade é um direito dos nossos alunos. Respeitá-los como cidadãos é franquear a eles a porta do universo cognitivo e afetivo: o conhecimento significativo. 
Segundo Paulo Freire, “educar é um ato político”. Para ele a escola deve ter isto claro nesse projeto pedagógico e os alunos, professores e funcionários devem praticá-lo diariamente. Isto não significa que a escola deve assumir candidaturas eleitorais como suas, mas é preciso suscitar, entre os alunos o debate, o confronto de ideias, a participação, com coerência e muita disciplina, sem partidarismo e com responsabilidade. O voto é o símbolo da participação cidadã. Nós educadores, temos um papel importante neste processo, pois temos a obrigação de orientar nossos alunos sobre a importância do direito tão arduamente conquistado, o voto, e esclarecê-lo sobre a responsabilidade da escolha consciente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário