terça-feira, 11 de abril de 2017

                                                     
PLANO DE PROJETO EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL - EAN

1. IDENTIFICAÇÃO:
GERED: 35ª                                                                             
 Município: Rodeio
Escola de Educação Básica Osvaldo Cruz                                                               
Professor: Dalila Terezinha Pacher Cardoso
Área de atuação:     Ensino Médio           Disciplina: Sociologia/Geografia/ História.
Supervisor: Maria Ulcinéia Harbs

SITUAÇÃO PROBLEMA:
A escola como sendo uma instituição de grande importância na vida das crianças e jovens, é um lugar ideal para se desenvolver ações, de promoções de saúde e o desenvolvimento de uma alimentação saudável.  Partindo desse pressuposto que uma ação dessa natureza não se envolve somente os educandos, mas sim há a necessidade de envolver toda comunidade escolar. Objetivando um conhecimento crítico que estimule a busca de condições para viver mais saudável.

Nome do projeto:
COMER BEM PARA VIVER MELHOR” - FORMAÇÃO DE CONCEITOS E MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO.

Etapa de ensino: 1º anos
Modalidade de Ensino: Ensino Regular
2. JUSTIFICATIVA
O projeto tem como objetivo desenvolver dentro do contexto escolar um estudo sobre a prática da alimentação racional, oportunizando os educandos a informações sobre a Educação Alimentar e Nutricional, por meio de intervenções educacionais para que os mesmos adotem, mudem ou mantenham comportamentos que contribuam para sua saúde. O aluno aprende na escola os conhecimentos científicos e os hábitos sociais que lhe permitirão enfrentar os problemas da vida na comunidade.  Mas é muito importante que aprenda a adquirir os conhecimentos e os hábitos de saúde, que lhe permitirão alcançar o maior grau possível de saúde, física, mental e social. Para tanto, a escola exerce uma grande influência sobre as crianças e os adolescentes, contribuindo enormemente para a formação de seus valores. Representando assim, um lugar ideal para o desenvolvimento de programas que visam à promoção da saúde. Pois quando desenvolvidos na escola os programas passam a atingir alunos, pais professores e comunidade em geral. Esse espaço de convivência escolar torna-se relevante para mudanças de hábitos alimentares, pois estamos participando na construção do conhecimento do indivíduo estimulando-o a assumir atitudes mais saudáveis para viver hoje e no futuro.

3. OBJETIVO GERAL

§  Desenvolver dentro do contexto escolar um estudo sobre a prática da alimentação racional, oportunizando os educandos a informações sobre a Educação Alimentar e Nutricional, por meio de intervenções educacionais para que os mesmos adotem, mudem ou mantenham comportamentos que contribuam para sua saúde.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
§       Mostrar aos os alunos sobre a importância de se alimentarem de forma correta, a fim de corrigir ou minimizar os problemas de saúde presentes na comunidade escolar, trabalhando a prevenção das doenças causadas pela má alimentação.
§        Fazer um estudo sobre a quantidade e a qualidade dos alimentos que são ingeridos pelos alunos cotidianamente e comparar os valores nutricionais destes alimentos com os valores considerados ideais para a sua idade e sexo.
§      Estimular a alimentação saudável nos alunos buscando a promoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis, como prevenção ao aumento dos casos de obesidade e de doenças crônico-degenerativas na infância, e na adolescência.
§  Criar atividades em que o educando possa ser um multiplicador de conceitos e práticas de alimentação e nutrição envolvendo toda a comunidade escolar (educadores, alunos e pais/responsáveis).
§      Proporcionar a construção da consciência de como se alimentar de maneira adequada, econômica e saudável e multiplicá-los à família.


4. PÚBLICO ALVO:  Educadores, alunos e pais / responsáveis.


5. CRONOGRAMA: ABRIL, MAIO, JUNHO.
1.  Primeiro momento foi explicado como o projeto seria desenvolvido, iniciamos as pesquisas bibliográficas para entendimento do conteúdo, juntamente com os professores da disciplina de Biologia, Sociologia, Geografia e História.
2.      Os alunos realizaram pesquisas e realizaram os trabalhos em forma de slides, no qual irão apresentar a todos os alunos na escola.
3.       Os alunos realizaram a apresentação dos trabalhos aos professores no quais iriam passar pela primeira avaliação.
4.       Produção de folders, cartazes, banners do projeto, para apresentar a toda a comunidade escolar.
5.       Palestra com profissionais na área – nutricionistas para os alunos do projeto e para a comunidade escolar.
6.       Aulas de culinárias – os alunos aprenderam receitas simples para terem hábitos saudáveis no seu dia a dia.
7.       Foi trabalhado o filme “Supersize me” - A dieta do palhaço.
8.  Realizaram uma pesquisa com os alunos da escola para saber IMC, é fundamental para melhoria dos estímulos de crescimento e desenvolvimento, oferecendo ferramentas de registros, diagnóstico e monitoramento das condições corporal de alunos das redes particulares e públicas, buscando uma melhor qualidade de vida, com peso saudável sem Obesidade.
9.    A finalização do projeto será realizada no dia 25 de junho na escola, com apresentação dos trabalhos realizados para toda a comunidade escolar.

6. ÁREAS DO CONHECIMENTO E CONTEÚDO:
Geografia/ Sociologia/ História:
Mídia e alimentação: influência da mídia na alimentação das pessoas e principalmente dos adolescentes.
Discutir como os meios de comunicação influenciam nas escolhas Alimentares;
Discutir o papel das propagandas de alimentos;
Estimular uma visão crítica sobre as informações divulgadas nos meios de Comunicação.
Desperdício de alimentos: Desperdício de alimento
 Aprender a aproveitar os alimentos para evitar o desperdício,
 Refletir sobre o significado do não desperdício de alimentos em um mundo em que muitos passam fome.
 Aproveitamento de alimentos;
 Não desperdiçar alimentos.
 Cuidados que evitam o desperdício.
                                                    
Biologia: O papel da Educação Nutricional.
 Introduzir o tema Educação Nutricional,
Levantar as ideias dos alunos sobre alimentação e nutrição,
Discutir a importância da boa alimentação para uma vida saudável,
 Incentivar a discussão a respeito do tema
Finalidades da alimentação (incluídas as necessidades corporais, socioculturais e emocionais) relacionadas à nutrição;
 Alimentação e nutrição; Alimentação e saúde;
Práticas alimentares saudáveis;
Transtornos alimentares

Educação Física: Alimentação e atividade física
Explicar os benefícios da atividade física associada a uma alimentação
Balanceada;
Discutir o significado de uma boa qualidade de vida.
Exercícios físicos e saúde,
A importância da prática regular de atividade física
A importância da atividade física associada a uma alimentação balanceada

7. PROCEDIMENTOS E RECURSOS:
O presente projeto será realizado na Escola de Educação Básica Osvaldo Cruz, no Município de Rodeio – SC. A aplicação do mesmo será com as turmas do Ensino Médio, envolvendo adolescentes de ambos os sexos, cujo nível sócio econômico é variável.
O trabalho teve início com os alunos dos 1ª anos do Ensino Médio, onde foram informados do propósito do projeto e da importância de sua participação. “Para introduzir o tema do projeto “Comer Bem Para Viver Melhor” - Formação de conceitos e mudanças de comportamento” serão apresentadas aulas expositivas sobre o tema em questão, complementadas por vídeos, debates visando despertar a curiosidade e motivar o desejo de pesquisa. Através de um questionário previamente elaborado e aplicado à turma, será feita a coleta de dados que irá apontar os hábitos alimentares dos alunos, identificando os alimentos mais consumidos, preferidos e rejeitados; verificando a frequência semanal das refeições realizadas; identificando suas principais fontes de informação sobre alimentação, o grau de influência que as diferentes pessoas do convívio dos mesmos apresentam sobre suas escolhas alimentares e determinando a frequência do contexto em que o adolescente alimenta-se em relação à companhia e lugar. A pesquisa deverá determinar os alimentos mais comuns na alimentação dos alunos, suas classificações, quantidades de carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais.
Para concluir o projeto e como forma de proporcionar maior envolvimento dos alunos e comunidade escolar, o projeto proporcionará um espaço no qual seja possível observar alimentos saudáveis, porém não muito consumidos pelas crianças e jovens, como alguns tipos de legumes, frutas e sucos, apresentando seus respectivos valores nutricionais e livreto com suas respectivas receitas. Da mesma forma, como ponto culminante do projeto, os alunos deverão orientar colegas, professores e comunidade sobre “hábitos alimentares” fazendo a entrega de Folder especialmente produzido no decorrer do projeto, reunindo informações como: pirâmide alimentar, orientações sobre a Avaliação Antropométrica, através do Índice de Massa Corporal (IMC), riscos de uma má alimentação, alimentos ricos em saúde. Também juntamente com a parceria com a GERED e Secretaria da Saúde, Agricultura, Assistência social, trazer profissionais capacitados para palestras referentes ao tema diversos que envolvem o projeto.

 8. REFERÊNCIAS:
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional. Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade: recomendações para estados e municípios -- Brasília, DF: CAISAN, 2014. 39 p.; 1.
Política social. 2. Segurança Alimentar e Nutricional Brasil. 3. Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Brasil. I. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. – Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012.
68 p. ISBN: 978-85-60700-59-2
 1. Política social, Brasil. 2. Políticas públicas, Brasil. 3. Educação alimentar, Brasil. 4. Educação nutricional, Brasil. I. Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. C
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Marco de referência da vigilância alimentar e nutricional na atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 56 p. : il.
ISBN 978-85-334-2250-6 1. Atenção Básica.
2. Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN). 3. Política de Nutrição 4. Saúde Pública. I. Título. C
C172p Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar do Estado de Santa Catarina Plano Estadual de Educação Alimentar: Santa Catarina 2014-2019 / Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar do Estado de Santa Catarina. -- Florianópolis: Governo de Santa Catarina, 2014. 172 p.: il.; 21 cm

9. ASSINATURAS:
Professor: DALILA TEREZINHA PACHER CARDOSO
Gestor Escolar: EVAIR EDUARDO CIPRIANI
Supervisor: MARIA ULCINÉIA HARBS

Data: 04/05/2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário